Impasse

Cedência de prédio da Faculdade de Medicina para Ebserh gera discussão

Tema estará na pauta da reunião do Conselho Universitário na manhã de terça; nesta segunda Paliteiro ganhou abraço simbólico de quem é contra a medida

Jô Folha -

A cessão do prédio do Ambulatório Central da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (Famed-UFPel) à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) segue gerando discussão. Professores, servidores, alunos e pacientes uniram-se na manhã desta segunda (25), em abraço simbólico, para dizer não à cedência do imóvel. Em assembleia geral da Famed - que reúne os cursos de Medicina, Psicologia e Terapia Ocupacional -, na última quinta-feira (21), a medida foi rejeitada por unanimidade.

Nesta terça (26), a regularização do contrato firmado - em 2014 - entre o Hospital-Escola (HE) e a Ebserh entrará na pauta da reunião do Conselho Universitário (Consun), instância máxima das decisões da UFPel. Ao conversar com o Diário Popular, depois do ato, a diretora da Famed, Julieta Fripp, afirmou que a preocupação é com o que estaria por vir após a cessão do Paliteiro, como o prédio do Ambulatório é conhecido.

"Perderíamos completamente a autonomia sobre a gestão. E somos nós quem temos conhecimento da melhor forma de ensinar o nosso aluno, de qual a melhor forma de atender o nosso paciente", sustenta a médica. E ao falar com o peso de quem era a superintendente do HE quando o contrato com a Ebserh foi assinado - e a cedência de patrimônio da Famed não estava prevista -, Julieta defende que a cessão do prédio só ocorra quando as obras do novo hospital estiverem por começar, já que parte da área é a mesma onde será realizada a construção.

"A hora que estiver organizado, com dinheiro garantido e forem licitar, nós vamos, inclusive, ter protagonismo de decidir onde vamos colocar as coisas que acontecem aqui, sem dissolução de continuidade", argumenta. E reforça: "Hoje não tem data. O projeto nem pronto está, não tem licitação nem dinheiro. O MEC já disse que tem que buscar emenda parlamentar para construir".

Em coro

A coordenadora do colegiado do curso de Medicina, Sílvia Macedo, também destaca a preocupação com a gestão administrativa, no caso de a cessão ser confirmada neste momento. "É mais do que a questão física do prédio. É o gerenciamento de tudo que ali dentro ocorre e a nossa visão é de privilegiar ensino, assistência, pesquisa e extensão".
A pneumologista também fala na preservação do protagonismo na hora de decidir para onde serão transferidas as atividades, quando o Paliteiro for ser demolido.

A palavra da reitoria

Em vídeo de 11 minutos, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Paulo Ferreira Júnior, refere-se ao tema como falsa polêmica. Ao fazer rápido histórico e apresentar material de forma didática, argumenta que desde 2012 o Ambulatório funciona em local onde será instalado o novo hospital, mas garante que os blocos 1 e 2 terão estrutura para abrigar os ambulatórios da Famed.

"Nós estamos discutindo a cedência de um terreno, para regularizar aquele contrato [de 2014]", sustenta. E enfatiza que o Paliteiro será "totalmente demolido" para construção do novo HE.
Paulo Ferreira Júnior também refuta as afirmações de que a cessão do prédio atingiria a gestão do trabalho desenvolvido. O pró-reitor de Planejamento ainda faz questão de mencionar a cláusula quarta - da cessão do patrimônio: Ao término do contrato, os bens e direitos cedidos serão, a qualquer tempo, devolvidos à contratante.

"Cessão é uma espécie de empréstimo para que fique sob a gestão daquela entidade, durante aquele período, o imóvel para que possa fazer benfeitorias e os investimentos", afirma. "Ebserh é UFPel. O Hospital-Escola é da UFPel".

Saiba mais 

O Ambulatório Central realiza em torno de dois mil atendimentos por mês, distribuídos em 12 horas de atividades por dia. Além de acolher o Serviço de Assistência Especializada (SAE), referência a pacientes com diagnóstico de HIV-Aids e hepatites virais de toda a região, o Paliteiro também recebe pessoas em tratamento em várias áreas, como reumatologia, pneumologia e clínica médica.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

PelotasMUN realiza entrevista sobre Jornalismo Internacional Anterior

PelotasMUN realiza entrevista sobre Jornalismo Internacional

Sete cursos da UCPel obtêm destaque no Guia da Faculdade do Estadão Próximo

Sete cursos da UCPel obtêm destaque no Guia da Faculdade do Estadão

Deixe seu comentário